10 de outubro de 2010

Hungria- Desastre Ecológico ou Humano??

    Como todos sabem, neste momento e desde há uns dias que a Hungria tem passado por um mau momento que se manterá por muito tempo.
Foi declarado estado de emergência após uma enorme rotura de uma refinaria de bauxita que invadiu a cidade de Kolontar. Esta fábrica produz Aluminia que ao fim de alguns processos resulta em Alumínio...altamente tóxico embora não seja considerado tóxico pela União Europeia (??????)

Grande parte (98%) do que a fábrica produz nunca tinha sido vazada. Só que esses 2% foram o suficiente para cobrir uma enorme área, invadir e encher casas.
Equivalem a 700 mil metros cúbicos de lama corrosiva.


Neste momento trabalha-se duramente e com riscos  para impedir que a lama tóxica vá para o Danúbio, um dos principais rios europeus. Se a lama for para o rio, o dano ambiental que poderá causar é inimaginável já que os químicos da lama (metais pesados, a alumina, e uma boa quantidade de soda cáustica) são muito difíceis de se neutralizar.

E isto sem falar das mortes e desalojados e futuros riscos.

Catástrofes acontecem em qualquer sitio a qualquer momento, mas algumas poderiam ser evitadas se todos "lutassem" do mesmo lado.....

Dimensão do acontecimento:

O governo húngaro estima que irá demorar um ano para limpar o vazamento de alumina – além disso, o custo estimado da operação é 10 milhões de dólares.

Pelo menos sete vilas húngaras foram afectadas pelo vazamento, incluindo Devecser, onde o alagamento chegou a dois metros de profundidade.

A área afectada, por enquanto, é de 40 km quadrados. O Ministro do Meio Ambiente húngaro, Zoltan Illes disse que o país, provavelmente, irá precisar de assistência da União Europeia.

Alguns conteúdos/ dados foram vistos em:



FLY

0 comentários:

Enviar um comentário